A Escola para além do digital: quatro elementos da leitura em movimento

   

Modalidade:

  Seminário com condições para ser reconhecido como ação de curta duração*
   

Duração:

 4 horas
     
Destinatários:  Professores do AE do Levante da Maia
     
Dinamizador: Paulo Faria
     
Local de realização:  Escola EBS lo Levante da Maia
   
Calendário/Horário:  A definir pelo AE organizador
     
Seleção de candidatos:  O seminário destina-se a professores do AE do Levante da Maia
   
Programa: Objetivos da formação:
Refletir e compreender quais as competências e habilidades essenciais para construir uma sala de aula do séc. XXI;
Aprofundar conhecimentos de gestão de ambientes virtuais, bem como de ferramentas digitais que colaborem para a inovação no processo de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula;
Dotar os professores de conhecimentos que lhes permitam desenvolver habilidades específicas da sociedade cada vez mais digital e que interage em rede;
Avaliar as práticas inovadoras e fomentar a dinâmica de grupo, através do debate, da exposição e partilha de opiniões pela interação entre pares e com o formador;
Conteúdos tratados:
Os conteúdos desta oficina apresentam-se sob a forma de ações que os formandos vão poder selecionar as que mais lhes interessam.

Tema 1 – Os eReaders
Foram disponibilizados ao longo destes últimos tempos mais de 60 eReaders na escola para utilização pessoal e também para uso a sala de aula. Cada um contém ebooks de obras literárias pertencentes ao domínio público e outros adquiridos. Como utilizar o eReader?


Tema 2 – Telas e autores
Foram impressas e afixadas telas de lona com figuras de autores clássicos da literatura
lusófona, com as dimensões aproximadas de 80X110 cm. Cada uma delas têm embutidas
códigos QR que, por sua vez, dão acesso a sítios de interesse relacionados com a obra o com
escritor.

Tema 3 – Escadas de vinil
Na terceira ação, apresenta-se uma das medidas que teve maior impacto visual na
escola. Tratou-se da colagem de um vinil que representa estantes de lombadas de livros
e que tem também códigos QR. É assim possível aceder a conteúdos a partir de cada uma das lombadas.


Tema 4 – Página da escola
A página da escola dispõe de uma área para acesso a livros digitais em
vários formatos (mobi, ePub). Quer dizer que cada utilizador pode aceder e descarregar para
os seus dispositivos móveis os livros do domínio público que são disponibilizados de forma gratuita.


Tema 5 – O Pinterest
O Pinterest é uma forma de exploração do catálogo, de consulta e partilha das
preferências representa uma ação de grande potencial pedagógico. Construímos um espaço visual-virtual que ajudou professores e alunos a descobrir o livro, simultaneamente, através de uma imagem e também de uma breve sinopse. O Pinterest é uma das formas de
trazer o livro para a rede, de o partilhar, divulgar de o tornar um objeto viral.


Tema 6 – A "Sala de Leituras do Futuro".
Decorrente de todas as ações e projetos realizados, projetou-se um novo espaço e daí decorrem e novas dinâmicas de leitura e formação de leitores. Esta iniciativa marca o arranque da "Sala de Leituras dos Futuro" que está a ser construída na Escola de Vila Cova, Barcelos.


Metodologia:
Todas as ações desta oficina inspiram-se em pressupostos que tendem a aproximar-se de metodologias do âmbito da Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que consiste, genericamente, em confrontar os professores com desafios para os quais devem, em primeiro lugar, refletir sobre as problemáticas suscitadas pelo quotidiano da missão do docente e, depois, de forma colaborativa, encontrarem em conjunto soluções significativas para dotar os alunos das competências essenciais para enfrentarem o futuro cada vez mais digital.
Nesse âmbito, privilegiam-se ações que fomentem a dinâmica de grupo, o debate, a exposição e partilha de opiniões, a interação entre pares e com o formador, a análise e reflexão acerca dos temas propostos.
   
 
     
  * As ações de curta duração (ACD) constituem uma modalidade de formação contínua para docentes, instituida no DL nº22/2014 e regulamentada pelo despacho nº 5741/2015.
Os professores podem obter até um quinto das horas de formação previstas no ECD através desta modalidade. Por exemplo, um professor no 3º escalão necessita de 50 horas de formação nesse ciclo de quatro anos, para poder transitar para o 4º escalão, então, 10 horas dessas 50, podem ser obtidas em ações de curta duração.
Antes de se realizarem não existem ACD, porque o seu reconhecimento é feito à posteriori mediante requerimento dos interessados.