Aprender com dispositivos móveis – Cenários Inovadores de Aprendizagem (para professores do 1º ciclo)
(CCPFC/ACC-101868/18)

   

Modalidade:

 Oficina de formação
   

Duração:

 25 horas presenciais + 25 horas de trabalho autónomo
   
Destinatários:  Docentes dos grupos 110 e 120
   
Formadores:  José Lencastre e Marco Bento
   
Número de turmas:  2
   
Locais de realização:  Turma 1 AE Pedrouços
 Turma 2 AE Coronado e Castro
   
Cronogramas:  Turma 1 - Início no 1º período
 Turma 2
- a definir
   
seleção dos formandos:  Formandos indicados pelos AE de acordo com os números com que se comprometeram
   
::::::::::::::::::::::::::::: PROGRAMA DA AÇÃO ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
   
Objetivos: Com esta oficina pretendemos:
- Desenvolver competências pedagógicas de utilização de dispositivos móveis em contexto educativo
- Promover a utilização de dispositivos móveis por parte dos professores e alunos
- Promover a reflexão em torno de Cenários Inovadores de Aprendizagem
- Desenhar novos ambientes nos espaços de aprendizagem
- Fomentar a aplicação de modelos pedagógicos, tais como: Flipped Learning, Gamification, Game Based Learning e Digital Storytelling com a utilização de dispositivos móveis na sala de aula
- Desenhar atividades considerando as abordagens pedagógicas propostas
- Aplicar as atividades planificadas utilizando as abordagens pedagógicas propostas
- Construir recursos digitais para a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo
- Utilizar de forma colaborativa plataformas digitais
- Refletir sobre os modelos de avaliação.
   
Conteúdos:
1 Apresentação: (1h) 
Modelo da oficina e de Gamification (G)
Clarificação da metodologia de Flipped Learning (FL)
 
2 Diagnóstico e reflexão sobre a aprendizagem com dispositivos móveis: (2h)
Os conceitos BYOD e Mobile Learning em contexto educativo:
Construção de um diário de aprendizagem (DA) utilizando o Padlet
 
3 O cenário de inovação pedagógica do FL: (3h)
O que é o FL
Apresentação dos DA
Aplicação do modelo através de Role Play com os formandos
Planificação de uma atividade a implementar pelos formandos com os seus
alunos (trabalho autónomo –TA)
Construção de recursos através da aplicação TEDed
 
4 O aluno do século XXI: perfil, acesso e validação da informação: (3h)
Apresentação dos DA com TA
Reflexão sobre a implementação do TA
Contextualização sobre o perfil do aluno do século XXI
Planificação de uma atividade para TA
Construção de recursos com o KAHOOT
 
5 Os cenários de inovação pedagógica da G e do Game Based Learning (GBL):  (3h)
Apresentação dos DA com TA 
Reflexão sobre o TA 
G versus GBL
Planificação de uma atividade para TA 
Construção de recursos através da aplicação SOCRATIVE
 
6 Os espaços de aprendizagem:  (3h)
Apresentação dos DA com TA
Reflexão sobre o TA
Os espaços físicos e online de aprendizagem: características
Utilização de aplicações de desenho e do quadro interativo para dispositivos 
móveis LENSOO CREATE 
 
7 A realidade aumentada como recurso educativo:  (3h)
Apresentação dos DA (reflexão sobre a configuração do espaço de aprendizagem 
realizado pelos formandos com os alunos):
Reflexão sobre a configuração do espaço de aprendizagem efetuado
O que é a Realidade Aumentada
Exemplos práticos de exercícios educativos com utilização de realidade aumentada
Construção de recursos através de QUIVER e THINGLINK
 
8 A avaliação com a utilização de dispositivos móveis: (3h)
Apresentação dos DA com TA
Reflexão sobre o TA
Novas formas de avaliação contínua
Os quizzes interativos e o pensamento crítico
Planificação de uma atividade a implementar pelos formandos com os alunos 
Construção de recursos através de MENTIMETER e PADLET
 
9 Os cenários de inovação pedagógica do Digital Storytelling (DS):  (2h)
Apresentação dos DA com TA
Reflexão sobre o TA
O que é o DS e as suas características
As potencialidades do DS - Exemplos práticos
Construção de um DS reflexivo sobre o modelo de formação
Planificação de um DS a apresentar na última sessão
Construção de um DS através de ANIMOTO ou BITEABLE
 
10 Apresentação e avaliação das atividades desenvolvidas: (2h)
Apresentação dos DA
Apresentação do DS
   
Metodologia:

Presencial:
Em todas as sessões haverá lugar a momentos de explanação de conceitos utilizando uma metodologia de flipped learning com apoio do modelo de gamification. Todos os materiais e interações estarão disponíveis desde a primeira sessão numa plataforma online construída com os formandos. Entre cada sessão presencial haverá trabalho autónomo, de modo a serem aplicados em contexto educativo a aplicação dos conteúdos pelos formandos com os alunos. Os momentos iniciais de cada sessão presencial pautam-se pela mostra de evidências da aplicação de conteúdos em contextos reais e respetivas reflexões pedagógicas sobre as mesmas, com o intuito de provocar mudanças metodológicas, novos ritmos e periodicidades sobre as suas práticas letivas e respetiva mudança da mesma.

Autónomo:
− Cada formando fará a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, nos espaços de tempo entre cada uma das sessões presenciais em que estão essas previstas essas planificações (25 horas).

   
Regime de avaliação:

Os formandos serão avaliados nos termos definidos pelo Decreto-lei nº 22/2014 e Despacho n.º 4595/2015, tendo em conta os seguintes parâmetros/critérios: participação nas sessões presenciais e relatório individual de reflexão crítica, de acordo com o definido no Regulamento Interno do CFAE maiatrofa.