Conteúdos: |
Módulo 1: Aprendizagem Criativa
(3 horas) •
Enquadramento e informação e sobre os conteúdos da formação e
contextualização da iniciativa “Iniciação à programação no 1.º CEB”.
• Articulação curricular.
• Metodologias e estratégias de aprendizagens
ativas e avaliação:
- Project Based Learning
- Problem Based Learning
- Game Based Learning
- Inquiry Based Learning
- Pair Programming
Módulo 2:
Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional (2 horas)
•Competências para o Séc. XXI.
•Pensamento computacional:
- Conceitos, caraterísticas e objetivos.
- Atividades de pensamento computacional.
Módulo 3:
Ferramentas de Programação para Crianças (15 horas)
• Robótica Educativa.
• Ferramentas de programação por blocos
adaptadas ao ensino básico:
- Principais ferramentas de programação por
blocos para crianças e suas caraterísticas.
- Exploração de ferramentas de programação
por blocos de acordo com as necessidades dos formandos.
- Planificação e conceção de recursos,
utilizando as ferramentas de programação exploradas, promotores do
pensamento
computacional.
Módulo 4: Projeto (5 horas)
• Análise de exemplos de planificações de
atividades de programação no contexto do 1º CEB.
• Estratégias e modalidades de avaliação.
• Reflexão crítica sobre o desenvolvimento de
projeto suportado por metodologia de aprendizagem ativa, articulando a
programação com áreas curriculares, e
respetiva implementação em contexto do ensino básico.
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Metodologia: |
A oficina de formação, é
constituída por 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo.
A componente presencial desenvolver-se-á totalmente em regime
presencial. As sessões presenciais conjuntas, intercaladas com sessões
de trabalho autónomo, serão destinadas a:
1. apresentação e
exploração das diversas temáticas constantes dos conteúdos; 2.
realização de exercícios práticos num ambiente colaborativo, de partilha
e reflexão; 3. reflexão critica sobre o desenvolvimento da componente
de trabalho autónomo.
As temáticas a apresentar e trabalhar nas
sessões presenciais encontram-se organizadas em 4 módulos distintos,
iniciando-se com a apresentação e contextualização da iniciativa
“Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico”, análise do
currículo do 1º CEB e uma abordagem às metodologias de aprendizagens
ativas. Pretende-se neste módulo que os formandos contatem com diversas
metodologias de aprendizagem ativas, bem como estratégias e modalidades
de avaliação,passíveis de implementar no ensino básico em especial na
articulação da programação com as áreas curriculares do 1º CEB. O 2º
módulo inicia-se com uma abordagem às competências dos alunos para o
Séc. XXI, atribuindo seguidamente especial ênfase ao pensamento
computacional, onde se aprofundará o conceito, suas caraterísticas e
atividades que potenciam estas competências. O módulo 3 tem especial
enfoque na apresentação e exploração de diversas ferramentas de
programação adequadas aos alunos do ensino básico. Deverão estar sempre
presentes as temáticas abordadas anteriormente nos trabalhos que os
formandos desenvolverão neste módulo. Pretende-se que planifiquem,
desenvolvam e partilhem soluções, codificadas numa ferramenta de
programação, para desafios e problemas articulados com as áreas
curriculares. No 4º módulo destina-se a apoiar os formandos na
planificação, organização e implementação de um projeto com atividades e
tarefas a realizar por alunos do ensino básico que utilizem ferramentas
de programação por blocos adaptadas ao ensino básico, e que sejam
promotoras do desenvolvimento do pensamento computacional. A
implementação do projeto deverá ocorrer em contexto real e promover,
tanto quanto possível, a articulação curricular e transdisciplinaridade.
A componente de trabalho autónomo será apoiada pela plataforma LMS
da ERTE/DGE (http://moodle.erte.dge.mec.pt). Nesta plataforma decorrerão
interações múltiplas entre formandos e entre formandos e formador,
criando-se comunidades de partilha de conhecimento e de experiências,
onde os formandos são incentivados, através dos vários problemas
colocados, a realizarem aprendizagens significativas. As atividades
centram-se na exploração dos temas propostos através de metodologias de
trabalho ativas, realizadas tanto individualmente como em pequenos
grupos, e desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e
suas vivências profissionais.
Esta componente destina-se a: -
Aprofundamento, pelos formandos, dos trabalhos desenvolvidos nas sessões
presenciais de forma a planificarem e conceberem o projeto pedagógico
que irão aplicar em sala de aula com os alunos. - Exploração de temas
propostos pelo formador. Esta exploração decorrerá assente em
metodologias de trabalho ativas, realizadas tanto individualmente como
em pequenos grupos, e desenvolvidas com a preocupação de ligação com os
contextos e vivências profissionais dos formandos. São apresentadas
sugestões de leituras, vídeos e proposta a realização de tarefas de
caráter prático pressupondo a interação em fóruns e a exploração e
conceção de recursos. - elaboração de planificações de aulas visando
a aplicação de tarefas promotoras do desenvolvimento do pensamento
computacional nos alunos do 1º ciclo do ensino básico, seleção das
ferramentas de programação por blocos adaptadas ao ensino básico e
construção das tarefas e dos instrumentos de avaliação - lecionação
em contexto sala de aula com os alunos, de acordo com as planificações
realizadas e avaliação destas e das aprendizagens dos alunos -
elaboração de portfólio reflexivo.
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