Gamificação e Aula Invertida: novas tecnologias, novas práticas pedagógicas 
(CCPFC/ACC-104348/19)

   

Modalidade:

Curso de formação
   

Duração:

 25 horas presenciais
   
Destinatários:  Professores dos ensinos básico e secundário
   
Formadores:  César Pires (T3 e T4), Jorge Silva (T1 e T6) e Paula Simões (T2, T5 e T7)
   
Número de turmas:  6
   
Locais de realização:  Turma 1 AE Gonçalo Mendes da Maia
 Turma 2 online
 Turma 3 online
 Turma 4 online
 Turma 5 online
 Turma 6 AE Maia
 Turma 7 online
   
Turmas Previstas:  7
   
Cronogramas:  Turma 1
 Realizada

 Turma 2
 Realizada

 Turma 3 - 3 de novembro, terça-feira, 19h00 - 20h00 - online

 Turma 4 - 4 de novembro, quarta-feira, 19h00 - 20h00 - online

 Turma 5
 Realizada

 Turma 6
 Realizada

 Turma 7
 1ª Sessão - 16 de março de 2021, terça-feira, 19h00 - 22h00
 2ª Sessão - 18 de março de 2021, quinta-feira, 19h00 - 22h00
 3ª Sessão - 20 de março de 2021, sábado, 9h00 - 13h00
 4ª Sessão - 23 de março de 2021, terça-feira, 19h00 - 22h00
 5ª Sessão - 25 de março de 2021, quinta-feira, 19h00 - 22h00
 6ª Sessão - 30 de março de 2021, terça-feira, 19h00 - 22h00
 7ª Sessão - 6 de abril de 2021, terça-feira, 19h00 - 22h00 - a confirmar
 8ª Sessão - 8 de abril de 2021, quinta-feira, 19h00 - 22h00 - a confirmar
   
:::::::::::::::::::::::::: PROG RAMA DA AÇÃO ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
   
Objetivos: No final da ação, os formandos devem ser capazes de: Perceber os conceitos de Gamificação e de Aula Invertida; Identificar os elementos da Gamificação e da Aula Invertida; Perceber a forma como, quer a Gamificação quer a Aula Invertida, poderão contribuir tanto para o processo de aprendizagem como para a avaliação; Aplicar a Gamificação e a Aula Invertida de forma efetiva, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos; Utilizar aplicações e ferramentas da Gamificação e da Aula Invertida, tendo consciência dos benefícios da sua utilização no processo de ensino/aprendizagem.
   
Conteúdos:

1. Apresentação do curso – 1h
2. Introdução ao conceito de Gamificação – 1h
3. Introdução ao conceito de Aula Invertida – 1h
4. Vantagens e limitações da Gamificação e da Aula Invertida – 1 h
5. Aplicação prática da Gamificação na sala de aula – 8 horas
a. Ferramentas “web based”;
b. Apps.
6. Aplicação prática da Aula Invertida – 8 horas
a. Ferramentas “web based”;
b. Apps.
7. Partilha de projetos – 4 h
8. Avaliação do curso – 1h

   
Metodologia:

As sessões serão Teórico/Práticas e serão divididas em segmentos com as seguintes metodologias:
1. Método Expositivo;
2. Instrução direta;
3. Realização de trabalhos práticos circunstanciados à sala de aula e enquadrados na área disciplinar de cada docente.

   
Regime de avaliação:

 Os formandos serão avaliados nos termos definidos pelo Decreto- lei nº 22/2014 e Despacho n.º 4595/2015, tendo em conta os seguintes parâmetros/critérios: quantidade e qualidade da participação nas sessões presenciais e relatório individual de reflexão crítica, de acordo com o programa da ação e os artigos 16º, 17º e 18º do Regulamento Interno do CFAE maiatrofa.