Repensar a biblioteca escolar no século XXI

  

   

Modalidade:

 Seminário com condições para ser reconhecido como ação de curta duração*
   
Organização:  Rede de Bibliotecas da Trofa com a colaboração do CFAE maiatrofa
   

Duração:

 3 horas
     
Destinatários:  Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
 Professores Bibliotecários e Cargos de Direção e Gestão.
     
Responsabilidade
científica:
 Olívia Queiroz
     
Dinamizador:  António Pires  
     
Local de realização:  Auditório Trofa Fórum XXI
   
Calendário/Horário:  28 de janeiro de 2016, das 16h00 às 19h00
     
Seleção de candidatos:  Serão aceites inscrições até ao número limite da capacidade da sala
   
Programa: As bibliotecas escolares atravessam atualmente transformações assinaláveis, resultantes da evolução tecnológica e das suas profundas implicações na forma como lidamos com a informação e produzimos conhecimento. A crescente facilidade de acesso a equipamentos, redes e fontes de informação online tem reorientado as expectativas e as necessidades dos utilizadores, impulsionando a mudança das bibliotecas escolares no sentido do reforço do seu papel educativo e formativo. Perante uma nova Era, em que a informação é cada vez mais abundante, complexa e disponível, independentemente de lugar e mediação, afigura-se indispensável dominar um conjunto de saberes relacionados com o uso da informação, a construção do conhecimento e o desenvolvimento de valores e atitudes, no âmbito dos quais as bibliotecas escolares passaram a deter um papel determinante. Hoje, as bibliotecas são, cada vez mais, centros de aprendizagem onde, através da colaboração entre o professor-bibliotecário e os professores das turmas, se concretiza o ensino integrado de conhecimentos e capacidades transversais, indispensáveis ao desenvolvimento curricular e ao domínio das literacias do século XXI.
Mas não é só no contexto letivo e curricular que este trabalho se desenvolve. A revolução digital deu lugar a espaços fragmentados de acesso à informação e ao conhecimento e veio conferir um papel muito importante à aprendizagem não formal, que as bibliotecas, enquanto espaço formativo e de inclusão, também proporcionam e devem continuar a promover.
Com o presente Seminário pretende-se promover a reflexão, o conhecimento e incentivar um trabalho mais qualificado e eficaz em torno das literacias por parte das escolas, professores bibliotecários e docentes envolvidos na aplicação do documento e formar para o planeamento, execução e avaliação das atividades e aprendizagens proporcionadas pela sua utilização.

Conteúdos:
1- A biblioteca escolar do século XXI

2- A organização, funcionamento e espaço da BE do séc. XXI

3- Literacia da leitura no Séc. XXI

4- Literacia da Informação no Séc. XXI
 
   
Inscrições fechadas
     
  * As ações de curta duração (ACD) constituem uma modalidade de formação contínua para docentes, instituida no DL nº22/2014 e regulamentada pelo despacho nº 5741/2015.
Os professores podem obter até um quinto das horas de formação previstas no ECD através desta modalidade. Por exemplo, um professor no 3º escalão necessita de 50 horas de formação nesse ciclo de quatro anos, para poder transitar para o 4º escalão, então, 10 horas dessas 50, podem ser obtidas em ações de curta duração.
Antes de se realizarem não existem ACD, porque o seu reconhecimento é feito à posteriori mediante requerimento dos interessados.