Iniciação à Programação no Ensino Básico |
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Modalidade: |
Oficina de formação |
Duração: |
25 horas presenciais + 25 horas de trabalho autónomo |
Destinatários: | Educadores de infância e professores do grupo 110 |
Formadores: | A designar turma a turma |
Número de turmas: | 2 |
Locais de realização: | A designar turma a turma |
Cronogramas: | A designar turma a turma |
seleção dos formandos: | Formandos indicados pelos AE envolvidos |
::::::::::::::::::::::::::::: PROGRAMA DA AÇÃO :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: | |
Objetivos: | A oficina de formação tem como principal
objetivo dotar os professores/educadores de conhecimentos, ferramentas e
metodologias de trabalho que promovam a dinamização de projetos que
envolvam a programação e a robótica em contexto educativo e apoiá-los na
dinamização da atividade de programação em contexto educativo, em
especial no ensino básico e no âmbito da iniciativa da DGE “Iniciação à
Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Com esta oficina de formação de formadores pretende-se que os formandos: -Conhecer metodologias de aprendizagens ativas e suas caraterísticas distintivas -Conhecer e planear as suas práticas pedagógicas com recurso a metodologias de trabalho por projeto -Promover a realização de atividades interativas, colaborativas e incentivadoras da criatividade; -Entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação -Planear atividades que desenvolvam o pensamento computacional e implementem-nas em contexto sala de aula/escolar -Conhecer e utilizar ferramentas de programação por blocos -Desenhar soluções codificadas articulando o pensamento computacional com áreas curriculares do ensino básico -Delinear atividades e estratégias de utilização de ferramentas de programação para crianças em contexto educativo -Desenvolver competências na adoção de ferramentas de programação promotoras das competências das diferentes áreas do currículo e em áreas transversais |
Conteúdos: |
– Módulo 1: Aprendizagem Criativa
• Enquadramento e informação e sobre os conteúdos da formação e contextualização da iniciativa “Iniciação à programação no 1.º CEB”. • Articulação curricular. • Metodologias e estratégias de aprendizagens ativas e avaliação: - Project Based Learning - Problem Based Learning - Game Based Learning - Inquiry Based Learning - Pair Programming Módulo 2: Competências para o Séc. XXI e Pensamento Computacional •Competências para o Séc. XXI. •Pensamento computacional: - Conceitos, caraterísticas e objetivos. - Atividades de pensamento computacional. Módulo 3: Ferramentas de Programação para Crianças • Robótica Educativa. • Ferramentas de programação por blocos adaptadas ao ensino básico: - Principais ferramentas de programação por blocos para crianças e suas caraterísticas. - Exploração de ferramentas de programação por blocos de acordo com as necessidades dos formandos. - Planificação e conceção de recursos, utilizando as ferramentas de programação exploradas, promotores do pensamento computacional. Módulo 4: Projeto • Análise de exemplos de planificações de atividades de programação no contexto do 1º CEB. • Estratégias e modalidades de avaliação. • Reflexão crítica sobre o desenvolvimento de projeto suportado por metodologia de aprendizagem ativa, articulando a programação com áreas curriculares, e respetiva implementação em contexto do ensino básico. |
Metodologia: |
Presencial: |
Regime de avaliação: |
Os formandos serão avaliados nos termos definidos pelo Decreto-lei nº 22/2014 e Despacho n.º 4595/2015, tendo em conta os seguintes parâmetros/critérios: participação nas sessões presenciais e relatório individual de reflexão crítica, de acordo com o definido no Regulamento Interno do CFAE maiatrofa. |
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