Curso 18-Atualização e aprofundamento científico-didático no ensino de Educação Artística 1.º Ciclo do Ensino Básico
(CCPFC/ACC-128015/24)

   

Modalidade:

 Oficina de Formação
   

Duração:

 10 horas presenciais + 15 horas online síncrono + 25 horas de trabalho autónomo
   
Destinatários:  Professores dos grupos 110
Turma 1: Formador:
Local de realização:
Cronograma:
  1ª Sessão -
  2ª Sessão -
  3ª Sessão -
  4ª Sessão -
  5ª Sessão -
  6ª Sessão -
  7ª Sessão -
  8ª Sessão -

   
Turma 2: Formador:
Local de realização:
Cronograma:
  1ª Sessão -
  2ª Sessão -
  3ª Sessão -
  4ª Sessão -
  5ª Sessão -
  6ª Sessão -
  7ª Sessão -
  8ª Sessão -

   
seleção dos formandos:  Formandos indicados pelos AE dos participantes
   
::::::::::::::::::::::::::::: PROGRAMA DA AÇÃO ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
   
Objetivos: Promover a atualização científica e didática dos docentes em temas/domínios da(s) disciplina(s);
Analisar as implicações práticas do PA no desenvolvimento curricular, bem como compreender a relação entre as AE e o PA;
Promover a utilização e a partilha de recursos e materiais pedagógicos concebidos durante a oficina de formação que incentivem a utilização de estratégias ativas e inclusivas, em contexto de sala de aula;
Estimular a implementação de metodologias ativas de aprendizagem promotoras da diferenciação pedagógica, tendo em consideração as aprendizagens a desenvolver nas diferentes áreas artísticas, as necessidades dos alunos e a consecução de um ensino de qualidade;
Valorizar o papel da Educação Artística como promotor do desenvolvimento global dos alunos, na sua relação consigo, com os outros e com o meio;
Valorizar cada área artística na sua individualidade, na relação entre si e com as demais áreas do conhecimento.
   
Conteúdos:
Módulo 1 – Currículo: dos referenciais à gestão (2,5 horas)
Conceitos e perspetivas curriculares (articulação PA/AE/Inclusão/ENEC/ desenvolvimento de competências digitais dos alunos no processo de aprendizagem)
O PA e as suas implicações práticas na gestão curricular (exploração do ponto 6 do PA);
As AE e a sua articulação com as áreas de competências do PA (ações estratégicas das AE de cada disciplina).
Ao longo do desenvolvimento dos módulos deve prever-se estratégias e atividades com vista ao recurso a ferramentas digitais por parte dos alunos?

Módulo 2 – Narrativas visuais (Artes Visuais 5h)
Utilizar a linguagem das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria, entre outros), na construção de projetos multiculturais (através da transformação gráfica, construção de formas, texturas, padrões, objetos e ambientes).

Módulo 3 – Comunicar através da dança (Dança 5 h)
Consciência e domínio do corpo: corpo, movimento, tempo e dinâmica. As possibilidades de movimento e a sua expressividade.

Módulo 4 – Interpretação e Comunicação musical (Música 5 h)
A voz (falada e cantada) e o corpo (corpo e movimento): seleção, audição e interpretação de canções/peças musicais, com formas, estilos, géneros e tecnologias diferenciadas, adaptadas a diferentes contextos. O movimento como forma de comunicação musical.

Módulo 5 – Expressão dramática como meio de comunicação (Exp. Dramática/Teatro 5h)
O corpo como meio de expressão, comunicação e criação: Exploração e desenvolvimento das possibilidades motoras e expressivas do corpo (corpo, voz e movimento/gesto/objetos/ improvisação).

Módulo 6 – Exploração de materiais (Artes Visuais 5h)
Exploração de diferentes materiais/objetos e de técnicas de expressão (pintura, desenho, entre outras), nas suas formas físicas ou digitais, para a reinvenção/criação de novas imagens.

Módulo 7 – Exploração do corpo e do espaço (Dança 5h)
O corpo e o trajeto no espaço: direções de movimento no espaço; Corpo e relações: ocupação/evolução /progressão no espaço (próprio ou partilhável). Sequência de movimentos, performance/coreografia. Diferentes estilos, formas e géneros de dança (referências de exemplos na dança).

Módulo 8 – Exploração de materiais para produção musical (Música 5h)
Utilização da voz, corpo e/ou objetos para exploração/criação sonoro-musical, com formas, estilos, géneros diferenciados: improvisação e interpretação.

Módulo 9 – Os materiais na exploração da expressão dramática (Exp. Dramática/ Teatro 5h)
Jogo Dramático: Linguagem Verbal e Não-Verbal: improvisação (Improvisar palavras, sons, gestos e ações, a partir de diferentes estímulos: ambientes, temas ou ideias) e dramatização (Explorar e/ou criar histórias /analisar textos para a construção de personagens e suas interações, em situações distintas e com diferentes finalidades).

Módulo Final (2,5 horas) - Apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito da oficina.
   
Metodologia:

Presencial:
A oficina é constituída por 10 módulos (2 obrigatórios e 8 opcionais):
Módulo 1 e módulo final – Obrigatórios e presenciais
O módulo administrado em terceiro lugar tem de ter obrigatoriamente 5 horas presenciais.
Os módulos opcionais são definidos tendo por referência temas/domínios sinalizados pelas escolas/formandos que irão participar na formação. Cada turma frequentará um conjunto de módulos que permita totalizar 25 horas de formação. Na última sessão presencial haverá a apresentação/partilha dos trabalhos e discussão dos resultados.
Presencial/b-learning: reflexão, análise e discussão com recurso a diferentes fontes, alternando trabalho em pequeno e grande grupo; elaboração de trabalhos (planificação/tarefa/atividade).

Trabalho autónomo:
Será intercalado com as sessões presenciais e online; consolidação dos trabalhos (planificação/tarefa/atividade); aplicação prática em sala de aula dos trabalhos realizados; auscultação dos alunos em relação às atividades desenvolvidas.

   
Regime de avaliação:

Os formandos serão avaliados nos termos definidos pelo Decreto-lei nº 22/2014 e Despacho n.º 4595/2015, tendo em conta os seguintes parâmetros/critérios: participação nas sessões presenciais e relatório individual de reflexão crítica, de acordo com o definido no Regulamento Interno do CFAE maiatrofa.